sexta-feira, novembro 04, 2011

Posted by Licenciatura-UFV on 14:40 No comments
Tendo sempre em mente o estranhamento e a desnaturalização dos fenômenos sociais, como norteador teórico para a Sociologia em sala de aula, definido pelo Plano Nacional do Livro Didático-PNLD, nesta terça feira (01/11/11) abordamos com os estudantes, seguindo ao conteúdo programático da Apostila de Sociologia, baseada no livro didático público da secretaria do estado do Paraná, o capitulo Processo de Socialização e as Instituições Sociais. Sendo assim preparamos a aula com expositiva com vídeos relacionados à Instituição Religiosa.
O problema inicial que nos deparamos foi o de como trabalhar com o tema da desnaturalização, ou seja, fazer com que os estudantes pudessem perceber que as religiões também são criadas por pessoas de carne e osso, desconstruindo neles a idéia de pré-conceito e construindo um olhar sociológico sobre essa instituição social. Para tanto, não nos bastou à base teórica contida na apostila (embora esta tenha sido um importante norteador) para trabalharmos a questão do preconceito religioso. Diante dessa situação, procuramos alguns recursos para-didáticos que pudessem nos auxiliar na aula, visto que o conteúdo deveria ser abordo de maneira a promover um olhar sociológico para a questão (a disciplina como ciência). Então pesquisamos no youtube.com alguns vídeos sobre religiões, selecionamos com cuidado três vídeos, dois exibidos pela Discovery Channel (Vale do Amanhecer pela BBC e O Hinduismo pela Discovery) e um exibido pelo fantástico (TRIBO KAMAYURÁ   RITUAL DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA). O primeiro vídeo era sobre o a religião do Hinduísmo, o segundo sobre uma religião brasileira chamada Vale do Amanhecer (existe um templo dessa religião em Viçosa) e terceiro vídeo foi sobre a tribo Kamayura do parque do Xingu, uma reportagem sobre o ritual de passagem para a vida adulta.
O objetivo e justificativa para a escolha desse material se deram de maneira específica para cada vídeo e também obedecendo ao nosso objetivo geral, a saber, o de trabalhar a disciplina de sociologia como ciências sociais promovendo no estudante uma visão analítica, estranhando a realidade e começando a perceber as diferenças, desmistificando pré-conceitos sobre uma realidade aparente  dos fatos, sem reflexão sobre as relações sociais. No primeiro e o segundo vídeo tentamos mostrar para os estudantes exemplos bem diferentes da existência e pratica de outros ritos religiosos, assim como existem outras formas do homem se organizar no meio buscando respostas as questões (quem somos? Para onde vamos? Para que viemos? e de onde viemos?) a qual a ciência não da explicações. Já o terceiro vídeo foi utilizado para enfatizar o sub-tema do capitulo acima mencionado, O que são os Rituais? Também selecionado por ser diferente, um exemplo de ritual de passagem para fazer um comparativo com o ritual de passagem do casamento da religião católica.                           
            Os resultados dessa aula fora satisfatórios, pois percebemos realmente um estranhamento por parte dos estudantes e também uma participação reflexiva maior na aula.  


Segue os links dos vídeos exibidos:

O Hinduismo:      

Vale do amanhecer:

TRIBO KAMAYURÁ   RITUAL DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA:
http://www.youtube.com/watch?v=gEYiDPr9JF0

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