No ano de 2010, a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres elaborou uma gincana com o tema "Acessibilidade e Inclusão das pessoas com deficiência " na qual os PIBIDs de todas as áreas do conhecimento deveriam apresentar atividades relacionando seus conteúdos com o tema proposto.
O PIBID de Sociologia propôs uma tarefa com o objetivo de mostrar aos estudantes como a concepção da sociedade sobre diferentes assuntos muda de acordo com sua época histórica e condições sociais , no caso , a questão da deficiência .
A intenção desta tarefa não foi como as outras com o intuito que o estudante sentisse as dificuldades que uma pessoa com deficiência poderia encontrar na sociedade , mas sim a de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre como se deram os processos de discriminação , exclusão e criação de concepções inclusivas nas relações sociais . Dando ao aluno , a capacidade de relacionar diferentes épocas com a realidade atual da sociedade a qual faz parte .
A escola liberou as\os estudantes da sala de aula por um dia , para que tal gincana ocorresse, assim as equipes se organizaram e se separaram por cores . Cada equipe escolheu uma dupla para executar a tarefa que foi explicada pelos bolsistas PIBID. Foi feito um mural dividido em Idade Média e Idade Moderna . Algumas gravuras foram embaralhadas em uma mesa e a dupla teve colar uma figura que correspondesse à concepção da sociedade sobre a pessoa com deficiência nas duas épocas . Ex: Na Idade Média, através da visão teocêntrica da Igreja Católica , a deficiência era tida como conseqüência do pecado e as pessoas eram condenadas a morte , no caso , a dupla teve que associar e colar uma figura de “castigo ou morte ” na parte do mural correspondente a Idade Média . Na Idade Moderna , através do Iluminismo e avanço da ciência , a sociedade passou a ter mais conhecimento sobre as deficiências e a compreendê-las, no caso , a dupla teve que associar e colar uma figura de “inclusão , acessibilidade ou tecnologias inclusivas” na parte do mural correspondente à Idade Moderna .
Categories: Atividades
0 comentários:
Postar um comentário