Bolsistas: Suelem Pereira; Jéssica Gomes; Willelm Jardim; André Guilherme Brandão; Leandro Lelis; Gabriela Ferreira
Supervisora: Profª Maria Bueno
Coordenador: Profº Marcelo Oliveira
Supervisora: Profª Maria Bueno
Coordenador: Profº Marcelo Oliveira
A escola tem sido alvo de amplas discussões acerca de seu papel na sociedade e sua postura diante da comunidade local. Para fazer este panorama é essencial entender o que seria a educação proposta pela instituição trabalhada, considerando sempre a estreita relação com o viés social, político, cultural e econômico do Brasil. O espaço escolar é um rico local de socialização do jovem, que, por vezes, possui uma interpretação da escola diferente da percepção dos seus agentes de gestão.
O PIBID – Sociologia vem atuando na Escola Estadual Raul de Leoni nos últimos meses, buscando perceber e contribuir para dirimir os problemas que a escola enfrenta. Entre eles, atenta-se para uma questão bastante presente no cotidiano da maioria das escolas: o desinteresse e desmotivação dos estudantes.
A equipe do PIBID – Sociologia atuante na E. E. Raul de Leoni, buscando hipóteses que expliquem esse comportamento, chegou à suposição de que ele estaria ligado a uma não identidade dos estudantes com a escola. Considerando que o desempenho dos mesmos está diretamente relacionado com sua motivação e auto-estima, a falta de identidade com sua escola e o sentimento de fracasso imposto pela meritocracia da perspectiva neoliberal de educação (GENTILI, 1996); aspectos que o faz crer não ser capaz de ter o mesmo desempenho na trajetória escolar (e futuramente profissional). Traço este de comportamento diferenciado dos estudantes de escolas nas quais é cultivada uma imagem de identificação mais positiva da Instituição. Nesse sentido a presente proposta pretende desenvolver ações e atividades que possibilitem maior valorização da escola em si e a criação de vínculos mais estreitos entre a Instituição e os estudantes, como principal objetivo transformar e valorizar o cotidiano da Escola Estadual Raul de Leoni, motivando o sentimento de pertença e identificação positiva para com a mesma. Para tanto, prevê a construção coletiva de ações entre a direção escolar, professores, alunos e os demais projetos atuantes na escola. Dentre outras ações que foram pensadas para este fim, encontra-se um evento de valorização da docência, no qual ocorrerá uma palestra motivadora de um especialista da área de educação; o desenvolvimento e implementação de um Grêmio estudantil; e oficinas de estêncil e fanzine.
0 comentários:
Postar um comentário