O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Sociologia tem como objetivo valorizar o trabalho docente e a formação de professores, propiciando aos licenciandos de Ciências Sociais uma oportunidade para vivenciarem o ambiente escolar ainda na graduação. Devido a recente obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio, o PIBID - Sociologia ganha uma característica peculiar caracterizando um importante instrumento de consolidação da disciplina nesse campo de atuação.
O programa possibilita uma formação mais completa dos licenciandos, contribui para desenvolvimento de técnicas alternativas de ensino, desenvolve pesquisas em ensino de sociologia e funciona como ferramenta para o processo de formação continuada dos professores atuantes na rede pública de ensino. Desse modo, articula o intercâmbio entre a formação acadêmica de professores e a prática docente, beneficiando os estudantes de Ciências Sociais e a comunidade escolar.
Os bolsistas atuam na elaboração de atividades escolares, bem como produção de material didático, oficinas práticas, cines-debate, rodas de discussão e conduzindo pesquisas na área de educação e ensino na cidade de Viçosa-MG. Visto a complexidade dos temas trabalhados e o grau de abstração necessário para o entendimento de conceitos e teorias, os licenciandos desenvolvem atividades alternativas que auxiliam no processo de aprendizagem.
Atualmente o PIBID tem como coordenador de área o prof. Marcelo Oliveira, conta com três supervisores e 21 bolsistas. O trabalho é organizado em três frentes. Cada frente é responsável por uma escola participante do projeto: Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres; Escola Estadual Effie Rolfs; e Escola Estadual Raul de Leoni. Para a discussão e elaboração das atividades são realizadas, semanalmente, reuniões gerais e setoriais.

0 comentários:

Postar um comentário