Com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem as bolsistas do PIBID/Sociologia, juntamente com os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres separados em grupos com quatro componentes cada, realizou uma aula sobre Fenômenos Sociais utilizando músicas.
A atividade transcorreu de maneira descontraída e satisfatória, os alunos divididos em grupos com quatro pessoas fizeram pesquisas de músicas que falassem de algum tipo de "fenômeno social", estas músicas eles apresentaram de várias formas: através de mídias, cantando ou recitando. Além disso, cada grupo teve que identificar os fenômenos sociais das músicas que os colegas apresentaram.
As músicas, em grande parte era "funk" e "rap" e falavam sobre criminalidade. A maioria dos alunos já conheciam algumas letras apresentadas pelos colegas a cantaram junto. Eles adoraram a dinâmica e foi uma maneira deles assimilarem mais facilmente o conceito apresentado. Os bolsistas também levaram algumas músicas onde os fenômenos sociológicos estivessem presentes, de forma a conduzir um debate sobre o temas tratados nas letras.
O objetivo da atividade foi aproximar os alunos da disciplina de Sociologia, demonstrando como os "fenômenos sociais" estão próximo do seu cotidiano e são objeto de estudo dessa ciência, ainda nova para os alunos da 1ª série do Ensino Médio.
Vale ressaltar que antes da atividade, os bolsistas juntamente com os professores supervisores apresentaram o conceito de fenômenos sociais, procurando atentar para a diferenciação entre "fenômeno social" e "problema social".
A atividade transcorreu de maneira descontraída e satisfatória, os alunos divididos em grupos com quatro pessoas fizeram pesquisas de músicas que falassem de algum tipo de "fenômeno social", estas músicas eles apresentaram de várias formas: através de mídias, cantando ou recitando. Além disso, cada grupo teve que identificar os fenômenos sociais das músicas que os colegas apresentaram.
As músicas, em grande parte era "funk" e "rap" e falavam sobre criminalidade. A maioria dos alunos já conheciam algumas letras apresentadas pelos colegas a cantaram junto. Eles adoraram a dinâmica e foi uma maneira deles assimilarem mais facilmente o conceito apresentado. Os bolsistas também levaram algumas músicas onde os fenômenos sociológicos estivessem presentes, de forma a conduzir um debate sobre o temas tratados nas letras.
O objetivo da atividade foi aproximar os alunos da disciplina de Sociologia, demonstrando como os "fenômenos sociais" estão próximo do seu cotidiano e são objeto de estudo dessa ciência, ainda nova para os alunos da 1ª série do Ensino Médio.
Vale ressaltar que antes da atividade, os bolsistas juntamente com os professores supervisores apresentaram o conceito de fenômenos sociais, procurando atentar para a diferenciação entre "fenômeno social" e "problema social".
Os alunos da E.E.Dr. Raimundo Alves Torres, apresentando as músicas de sua escolha para os colegas |
0 comentários:
Postar um comentário