Durante o final do segundo bimestre, os bolsistas responsáveis pelas turmas de 3°ano do ESEDRAT - Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, em Viçosa - MG, ministraram aulas de revisão do conteúdo relacionado ao tema Gênero trabalhando durante o bimestre.
Cada bolsista é responsável por acompanhar o trabalho da professora em 2 turmas durante todo o ano, bem como, participar durante a realização e elaboração das atividades/conteúdo dados em sala. Como as turmas já estavam acostumadas com o trabalho de cada bolsista em suas respectivas salas, pensamos em como elaborar uma aula diferente, com o intuito de fazer com que os alunos assimilassem da melhor forma possível as informações necessárias sobre o tema. Assim, levando em consideração a proposta do PIBID de contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica visando uma melhor adequação do conteúdo da Sociologia ministrado em sala de aula, sugerimos à professora responsável pela disciplina, uma aula sob nossa responsabilidade.
A aula que preparamos continha uma revisão da matéria, com exemplos do cotidiano dos estudantes sobre a construção sócio - cultural do gênero, sexualidade, discriminação/desigualdade e foi ministrada em todas as turmas de 3º ano pelos 3 bolsistas.
Normalmente o que vemos é apenas um professor lidando com a sua turma e por tal fato, ficamos, a princípio, em dúvida se a nossa opção de entrar em sala e dar uma aula em trio iria ter uma boa aceitação.
Entretanto, experiência de ter três professores em sala foi bem sucedida. Tivemos a oportunidade de constatar principalmente, o interesse e estímulo de estudantes que na maioria das vezes, não participavam das aulas ou não demonstravam interesse pela matéria.
Certas vezes, ao participar da realidade escolar, lidamos com pequenas dificuldades em sala, próprias da profissão docente, porém, ao dialogar com outras turmas durante essas aulas, podemos constatar como é possível atrair a atenção dos estudantes se usarmos formas de abordagens diferentes e que cada turma tem sua própria característica, incluindo dificuldades e formas de aprendizagem específicas. Como a aula foi dada por três pessoas distintas, com percepções e formas diferentes de transmitir o mesmo tema e conteúdo, percebemos que os estudantes conseguiram absorver com qualidade as informações que tentamos repassar. O mais interessante é que as dúvidas que surgiram puderam ser sanadas com três tipos de explicações e exemplos diferentes, além de propiciar aulas mais dialogadas entre os professores e a turma.
Experiências como esta, podem parecer pequenas e simples, mas permite de forma eficaz que o licenciando em formação entre, aos poucos, em contato com a prática docente, possibilitando que obtenham mais segurança a cada dia e estejam preparados para lidar com a realidade das aulas no ensino médio, permitindo ao mesmo tempo, uma melhor qualificação como futuro professor.
Cada bolsista é responsável por acompanhar o trabalho da professora em 2 turmas durante todo o ano, bem como, participar durante a realização e elaboração das atividades/conteúdo dados em sala. Como as turmas já estavam acostumadas com o trabalho de cada bolsista em suas respectivas salas, pensamos em como elaborar uma aula diferente, com o intuito de fazer com que os alunos assimilassem da melhor forma possível as informações necessárias sobre o tema. Assim, levando em consideração a proposta do PIBID de contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica visando uma melhor adequação do conteúdo da Sociologia ministrado em sala de aula, sugerimos à professora responsável pela disciplina, uma aula sob nossa responsabilidade.
A aula que preparamos continha uma revisão da matéria, com exemplos do cotidiano dos estudantes sobre a construção sócio - cultural do gênero, sexualidade, discriminação/desigualdade e foi ministrada em todas as turmas de 3º ano pelos 3 bolsistas.
Normalmente o que vemos é apenas um professor lidando com a sua turma e por tal fato, ficamos, a princípio, em dúvida se a nossa opção de entrar em sala e dar uma aula em trio iria ter uma boa aceitação.
Entretanto, experiência de ter três professores em sala foi bem sucedida. Tivemos a oportunidade de constatar principalmente, o interesse e estímulo de estudantes que na maioria das vezes, não participavam das aulas ou não demonstravam interesse pela matéria.
Certas vezes, ao participar da realidade escolar, lidamos com pequenas dificuldades em sala, próprias da profissão docente, porém, ao dialogar com outras turmas durante essas aulas, podemos constatar como é possível atrair a atenção dos estudantes se usarmos formas de abordagens diferentes e que cada turma tem sua própria característica, incluindo dificuldades e formas de aprendizagem específicas. Como a aula foi dada por três pessoas distintas, com percepções e formas diferentes de transmitir o mesmo tema e conteúdo, percebemos que os estudantes conseguiram absorver com qualidade as informações que tentamos repassar. O mais interessante é que as dúvidas que surgiram puderam ser sanadas com três tipos de explicações e exemplos diferentes, além de propiciar aulas mais dialogadas entre os professores e a turma.
Experiências como esta, podem parecer pequenas e simples, mas permite de forma eficaz que o licenciando em formação entre, aos poucos, em contato com a prática docente, possibilitando que obtenham mais segurança a cada dia e estejam preparados para lidar com a realidade das aulas no ensino médio, permitindo ao mesmo tempo, uma melhor qualificação como futuro professor.
Realmente, foi muito legal dar aula em trio.. acho que @s estudantes gostaram bastante..
ResponderExcluir=)