segunda-feira, outubro 21, 2013

Posted by Licenciatura-UFV on 23:07 No comments

O PIBID de Sociologia atuante na Escola Estadual Effie Rolfs teve inicio em 2010, sob a supervisão da professora Maria Adalgisa Albuquerque, que é até hoje a supervisora da equipe. Nossa equipe é formada, atualmente, pelos licenciandos Brena Braga, Camila Soares, Cristiane Mendes e Phelipe Rodrigues todos do oitavo período do curso. Durante o ano de 2013 participamos com algumas intervenções em sala de aula, passando pela experiência de ministrar uma dinâmica de aula pré planejada tendo em vista práticas metodológicas alternativas. Agora finalizaremos nossa participação preparando algumas linhas de intervenção para os últimos meses do ano. Foram ideias que surgiram da equipe, da escola, do coordenador e supervisores que contribuíram para o direcionamento do trabalho com um caráter mais cultural e político. Sendo assim, as atividades previstas foram: a) a gincana dos pibid’s, que já acontece há algum tempo na escola, onde os pibid’s das áreas de sociologia, matemática, química, biologia preparam atividades para os alunos, valendo pontos para a gincana como um todo, b) o intervalo cultural: essa dinâmica se constitui na exibição de vídeos construídos pelos bolsistas com rápidas entrevistas com os supervisores, estudantes e bolsistas, falando sobre o pibid, além de uma chamada para reflexão sobre a nossa participação política, c) o jornal dos pibid’s, que foi pensado em reunião com supervisão e coordenação do projeto, nele propomos retratar as intervenções de todos os pibid’s da escola, mostrando as atividades desenvolvidas, d) o grêmio estudantil, surgiu de uma demanda dos alunos, pretendemos contribuir para a construção do grêmio trazendo reflexões sobre temas como a corrupção, representatividade e não construir o grêmio, o que é diferente, e, por fim, e) a tradicional semana da consciência negra instituída pela  lei nº 10.639 que tornou obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira.
É importante lembrar a relevância do planejamento, registro e realização destas intervenções em diversos aspectos. O registro enriquece a produção material na área de ensino, e, uma vez disponibilizado, serve de fonte de recursos e/ou matéria prima para outros profissionais da área, ou ainda para professores de outras áreas que lecionam sociologia (esta é uma situação recorrente no ensino de sociologia devido a recente obrigatoriedade da disciplina na educação básica que trouxe consigo uma enorme demanda por estes profissionais do ensino), esse enriquecimento é de fato necessário tendo em vista a intermitência da disciplina na educação básica e que em mais de cem anos pouco foi escrito refletido e pesquisado sobre a sociologia na escola secundária. O planejamento contribui para a reflexão teórica da prática do ensino de sociologia na educação básica, bem como, assim como a realização, nos insere no ethos característico da vida escolar, suas normas, regras, conflitos institucionalizados ou não que interferem diretamente na pratica docente, contribuindo, portanto, expressivamente para a formação profissional do licenciando.
“Estamos na fase de cumprir as nossas promessas e para isso tanto as pesquisas quanto os relatos de experiências constituem testemunho, ou mais que testemunho, provas materiais de que não se estava visando apenas a objetivos corporativos. [...] Era necessário refletir sobre essa história, era necessário construir alternativas de ensino em termos de conteúdos e práticas, era necessário romper com a rotina, com a tradição má conselheira...”. (MORAES, 2012).

0 comentários:

Postar um comentário